Gelado, geladinho...

9

Não, este post não é um anúncio à Olá, nem ao Turismo da Sibéria. Como alguns de vocês saberão há uns meses dei uma daquelas quedas dignas de youtube, com folhas a voar para um lado, mala para o outro, enfim. E como eu quando faço as coisas as faço bem, o episódio valeu-me uma lesão osteo-ligamentosa nos dois pulsos (trocando por miúdos 1 mês sem abrir a porta do microondas) e uma fissura no menisco interno do joelho esquerdo. Depois de cerca de 7 meses completamente parada, voltei a treinar, para o objectivo que traçara antes de espatifar o joelhito: correr a maratona. Foi quando o PT do meu ginásio me disse que não me podia treinar para uma maratona porque com o joelho neste estado isso não ia acontecer. Nesse dia caiu-me a alma ao chão. Mas já dizia o slogan que "impossible is nothing" e como escorpião de gema que sou, saí à rua no dia seguinte e corri 8km para expurgar a frustração.
Existirão no mundo poucas pessoas tão obstinadas como eu. E enquanto houverem cubos de gelo no frigorífico e as perninhas não me caírem, garanto-vos que vou fazê-lo. Just watch me.


Read more »

9 comments:

  1. Bacardi says:

    Gosto de te ver a tomar atitudes responsáveis e baseadas em opiniões médicas, cujas consequências são mínimas e nada irreverisíveis...

  1. Vio says:

    Obrigada amigo, vou-me lembrar do teu incondicional apoio quando cruzar o kilómetro 42!

    ps- eu sou seguida por um ortopedista e se isto piorar vou à faca. Sou obstinada mas não sou louca. Não muito ;)

  1. Anonymous says:

    Olá Vanessa, acho que esta tua "obstinação" em querer superar difíceis obstáculos demonstra que tens um caracter forte e fugaz, que é bom. :)
    Mas em tudo na vida existem alguns limites... Os joelhos, apesar se suportarem maior parte do peso do nosso corpo, são áreas muito sensíveis, temos de ter muitas precauções.
    Corro vários quilómetros por semana e também tenho um problema no joelho como tu ( pequenas fisuras na cartilagem da patela ), o meu joelho ao final de 10K incha para o dobro... Como já tenho alguma experiência a correr fui descobrindo alguns "truques" para reduzir os maus tratos que se dá aos joelhos quando corremos, aconselho-te que corras em piso flexível ou elástico, numa passadeira, numa pista de tartan ou mesmo em relva, evita sempre pisos duros como o alcatrão. Outra coisa muito importante antes de começares a correr, aquecer muito bem os joelhos, anca e pés, pois são as zonas de mais esforço em corrida.
    Se andas num ginásio, pede ajuda ao teu pt que te reforce exercícios a nível dos joelhos para que tenhas uma area muscular à volta dos joelhos, que vai fazer com que estejas mais protegida de grandes impactos e rotações.
    Quanto a correres a maratona, começa primeiro a correr 10k, vê como se aguenta o teu joelho, depois vai aumentando o número de quilómetros sem aumentares a "pace".

    Bom, não me alongo mais. :P
    Boas corridas :)

  1. Bacardi says:

    Ok, depois eu corro os 500m "canadianas" (dizer "muletas" é bem menos fixe) contigo ;)

  1. PM says:

    Há momentos na vida em que é necessário reconhecer que a verdadeira coragem não reside em levar em frente um projeto deveras esforçado, mas antes abandonar o que muito queremos em nome de um bem maior.

    P.S.: como, não és louca? ;)

  1. Vio says:

    Ok, nada de alcatrão :p vou tentar pista. Obrigada pela dica :)

  1. Vio says:

    Lol senhor Maia isso foi filosófico... Particularmente vindo de ti, que já nem cartilagem tens mas continuas no squash!
    !

  1. PM says:

    Mais uma vez, fico sem perceber em que medida o meu problema de joelhos afeta o teu.
    O meu comentário envolve uma preocupação CONTIGO e com o facto de que, segundo sei, correr é uma "paixão" tua. Como te disse antes noutro fórum, não me cabe a mim, como teu amigo, dizer-te o que fazer, mas antes relembrar-te das opções que tens.
    Para mim chega que digas que compreendes e assumes todos os riscos que vais correr.
    Mas, se quiseres manter a analogia antre os nossos problemas de joelhos, resta-me apenas dizer-te: eu, se deixar de jogar Squash, ainda que goste de o fazer, "no harm done", e tu, estás preparada para poder ter que deixar de correr?
    Seja como for, estarei para aplaudir na linha da meta. ;)

  1. S* says:

    Já eu, sou muito dada à preguiça...

Powered by Blogger.