Justificar o injustificável

4


Há 3 dias atrás, um infeliz excesso policial levou à morte de um inocente. O protesto legítimo da família e moradores do bairro Tottenham, escalou numa onda de violência gratuita e criminalidade díficeis de acreditar quando falamos num país como o Reino Unido. E como sociedades inclusivas e socialistas que somos, tentamos justificar o injustificável: apontamos o dedo à pobreza, a neoliberalismos, à falta de emprego e perspectivas destes jovens, a tudo e mais um par de botas e parecemos esquecermos nos que camadas de jovens incálculavelmente mais pobres chegaram a Inglaterra há 40 anos, trabalharam de sol a sol em lojas de conveniência, padarias e bazares, para ter algo que perspectivar. Décadas atrás, perante uma sociedade ainda racista e sem as mesmas regalias sociais, a solução para a pobreza foi o trabalho, não o vandalismo que reduziu agora a pó e vidros estilhaçados o trabalho de uma vida inteira.
Num canal noticioso Inglês revela-se que estes jovens representam uma geração que nunca trabalhou e vive de subsídios. Ora, estão portanto a destruir o estado social que os sustenta.
E se podemos, porque acredito que sim, reflectir acerca do que esta por detrás, não podemos no entanto, justificá-lo. Isto, isto e isto, nada tem a ver com protestos políticos, ou revolta pela morte ocorrida. Pilhar lojas de bens apetecíveis , assaltar civis e destruir propriedade privada chama-se apenas oportunismo chico-esperto.
So much for gentlemans.

Read more »

4 comments:

  1. Anonymous says:

    Deixa-me corrigir-te na parte em que dizes "...camadas de jovens incálculavelmente mais pobres chegaram a Inglaterra há 40 anos [...] perante uma sociedade ainda racista e sem as mesmas regalias sociais, a solução para a pobreza foi o trabalho..."
    Durante o Império Windrush (1948), foram trazidos milhares de emigrantes de várias colónias inglesas, marioritáriamente da zona do Caribe (Jamaica), onde tiveram acesso a uma casas, a todas regalias sociais e a trabalho.
    De resto concordo com tudo o que dizes. *

  1. Vio says:

    bem visto :) mas 1948 foi á 64 anos, não 40. Falava das pessoas que emigraram espontaneamente para o Reino Unido (paquistaneses, indianos, etc)
    Obrigada pelo comentário!

  1. Anonymous says:

    A sociedade aqui não é racista( excluindo a extrema direita ), apenas vive no medo de um passado recente. Muitas vezes dou por mim no metro a olhar de lado para um paquistanês de turbante ( exemplo ) mesmo convivendo com uns quantos, são pessoas de bem.
    Aquilo que se assiste nestes últimos dias não passam de delinquentes que utilizam qualquer motivo para destruir e pilhar.
    Em relação às regalias sociais, o Reino Unido pode-se orgulhar de ter um dos melhores serviços socias do mundo, por exemplo, assim que te inscreves na national insurance tens direito a um médico e consultas sem pagar uma única libra.

    Bom, não me alongo mais. ;) *

  1. Vio says:

    :) quando falava em racismo referia-me ao de há 30 anos atrás, em particular do das forças policiais (que depois culminou nos acontecimentos da década de 80). Hoje em dia o Reino Unido é uma das sociedades mais tolerantes e inclusivas, aliás cerca de 30% da população não é Inglesa. :)
    Obrigada pelo comment uma vez mais, é bom ver o Planeta saltar além fronteiras :D

Powered by Blogger.